top of page

PACIENTE DE ASMA: CHEGOU O MOMENTO QUE ESPERAMOS PELOS ÚLTIMOS 7 ANOS!

Ficou com dúvida sobre como se manifestar? Assista abaixo ao vídeo tutorial:

 

 

O governo irá atualizar o protocolo de tratamento (PCDT) para asma e quer ouvir a opinião dos pacientes e sociedade sobre quais tratamentos devem ser incluídos (veja aqui a sugestão do novo PCDT desenvolvida pelo governo). É de extrema importância que o PCDT esteja atualizado com todas as novas tecnologias que foram lançadas nesses últimos anos. Isso irá garantir que os médicos do SUS possam prescrever o tratamento adequado para cada um dos pacientes.

 

Participe da Consulta Pública nº 39 e informe ao governo o que deve constar no novo protocolo em sua opinião: https://bit.ly/3oRWCZb

A Consulta Pública nº 39 fica aberta do dia 27/05/2021 até 15/06/2021

 

1.png
4.png

Entenda o que é PCDT e sua importância:

 

O protocolo clínico e diretrizes farmacêuticas (PCDT) de asma foi atualizado pela última vez em 2013.

 

Um PCDT tem o objetivo de estabelecer claramente os critérios de diagnóstico de cada doença, o algoritmo de tratamento das doenças com as respectivas doses adequadas e os mecanismos para o monitoramento clínico em relação à efetividade do tratamento e a supervisão de possíveis efeitos adversos. 

 

Isso significa que para as doenças com programas de tratamento fornecido pelo Estado, com um PCDT completo e atualizado o médico poderá se orientar e escolher o que for melhor para cada paciente, sempre seguindo o que está no protocolo.

Por outro lado, quando o PCDT está desatualizado, o médico fica limitado ao que está no protocolo, não podendo prescrever tratamentos que não estão contemplados no documento.

Desde 2013, vários tratamentos inovadores para asma foram lançados no mercado. No entanto, eles não fazem parte do PCDT de asma, e não são prescritos pelos médicos para os pacientes.

Você sabe o que é Consulta Pública?

 

Consulta pública é a forma de o poder público ouvir a opinião da sociedade (ou seja, de todos nós!) a respeito de um determinado assunto, para depois tomar as decisões sobre formulação e definição de políticas públicas.

A consulta pública nos processos de decisão em saúde permite que qualquer pessoa participe e dê a sua opinião à respeito do fornecimento por parte do governo de medicamentos ou exames, por exemplo.

 

Você ja precisou de um remédio que não era fornecido pelo SUS ou pelo seu plano de saúde? Ao invés de reclamar para a sua família e amigos, exerça a sua cidadania e comece a participar de consultas públicas para que a sua opinião chegue para quem de fato pode tomar as decisões e garantir mudanças.

Participe da Consulta Pública nº 39 e informe ao governo o que deve constar no novo protocolo em sua opinião: https://bit.ly/3oRWCZb

5.png
bottom of page